Curso: Filosofia, Ética e Clínica I: Spinoza e Nietzsche

Início: 16 de Agosto de 2010
Duração: 6 aulas, de 16/08 a 27/09
Horário: às segundas-feiras, das 19h às 20h30
Valor: R$ 260,00 à vista ou dois cheques de R$ 130,00
Local: Livraria Capítulo 4. Rua Tabapuã 830, Itaim Bibi, São Paulo - SP - ver mapa

Conteúdo:

Serão seis aulas sobre as mais importantes idéias de Benedictus de Spinoza (1632-1677) e Friedrich Nietzsche (1844-1900). Noções como livre-arbítrio, finalidade, culpa, dívida, justiça, liberdade, servidão, desejo, amor, inconsciência, consciência, ideal, entre outras, serão problematizadas a partir da perspectiva do modo de vida ético – que está relacionado à produção de si mesmo – como alternativa aos valores que adoecem o homem.

Spinoza - Mente, corpo e afetos. As três ilusões da consciência: a das causas finais, a do livre-arbítrio e a teológica. Distinção entre moral e ética. Os gêneros de conhecimento: imaginário (noções universais), racional (noções comuns) e intuitivo. Afetos-paixões e afetos-ações. Servidão e liberdade.

Nietzsche - Ressentimento e má consciência: ruminação das marcas e interiorização das forças ativas. A inversão dos valores: acusação e dívida. Niilismo, vontade de potência e eterno retorno. Distinção entre o "tu deves" moral e o "eu quero" ético. A transvaloração dos valores.

O curso é destinado a universitários, pós-graduandos, psicólogos, profissionais de diferentes áreas e interessados em geral. Não é necessário ter formação em filosofia para participar.

Inscrições: através do e-mail contato@capitulo4.com.br ou (11) 2737-2037



Comentários