Online Lab MP: Genealogia da moral em Nietzsche, inscrições até 14/07



A gravação do vídeo da
PRIMEIRA AULA
estará disponível até segunda, 13/07




A partir de 07/07, durante 6 aulas às terças, com a primeira aula GRATUITA, serão expostos os conceitos mais importantes sobre GENEALOGIA DA MORAL EM NIETZSCHE: a diferença entre o "bom e ruim" e o "bom e mau"; o ressentimento como memória das marcas e como modo de ser vingativo; a má consciência como interiorização das forças ativas e como sentimento de culpa; a organização sacerdotal e o ideal ascético.



SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 14/07)

Valor: R$ 149,00 
Opções de pagamento:

1. Via PagSeguro (cartão de crédito, débito online ou boleto), com opção de parcelamento em até 12x no cartão de crédito.
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

2. Via depósito bancário (Itaú ou Banco do Brasil). Solicite os dados bancários pelo e-mail filosofia@amauriferreira.com

👉 Inscrição SOMENTE até 14/07
Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas seguintes serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.



SOBRE O CURSO ONLINE

Duração: 6 aulas, às terças, de 07/07 a 11/08
Horário: das 20h às 22h30 


➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

➜ Quem não pode assistir ao vivo, não há problema, pois todos os alunos terão acesso ilimitado aos vídeos durante 60 dias, após a transmissão de cada aula (exceto a primeira aula, que estará disponível por 6 dias).

➜ Os alunos receberão por e-mail os áudios de todas as aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).

➜ Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos por meio do chat.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 15 horas.




Em "Genealogia da moral", Friedrich Nietzsche sublinha a importância do conhecimento das condições e circunstâncias em que os valores morais vigentes surgiram, ou seja, é necessário investigar sob quais condições o “bom” e o “mau” foram inventados. Essa investigação implica necessariamente alguns conceitos essenciais da filosofia nietzschiana: a relação entre vontade de potência e fisiologia, os valores morais como sintomas de um modo de existir ressentido e a expansão do sentimento de culpa a partir da interpretação sacerdotal do sofrimento. Portanto, culpa e ressentimento são inseparáveis de uma moral que reprime continuamente as nossas forças ativas, nos impedindo de criar novos valores.



Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2: A teoria das forças: o mundo como vontade de potência; a relação entre fisiologia e valor moral.

Aula 3: O ressentimento como memória das marcas e como espírito de vingança; a diferença entre o "bom e ruim" e o "bom e mau".

Aula 4: A inversão dos valores e a função sacerdotal na interpretação do mal-estar; a má consciência e a reprodução do sentimento de culpa pela moral. 

Aula 5: A cultura na pré-história; Estado e domesticação humana; a cultura nobre e superior; a educação e o cuidado de si.

Aula 6: O ideal ascético e as medicações do sacerdote-pastor. 



Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email 



AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com