Deleuze & Guattari - O anti-Édipo, com primeira aula gratuita

 



Curso de 17 aulas ministrado no período de 20/01/22 a 12/05/22, sobre os conceitos mais importantes do livro O ANTI-ÉDIPO DE DELEUZE & GUATTARI: as máquinas sociais e as máquinas desejantes; a neurose, a perversão, a psicose e as linhas de fuga criadoras; o inconsciente produtor sem Édipo e as tarefas da esquizoanálise.


O vídeo da PRIMEIRA AULA GRATUITA estará disponível até quarta, 28/09.



SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 28/09):


➜ A gravação do vídeo de cada aula estará disponível aos participantes com acesso ilimitado durante 6 meses (incluindo o vídeo da primeira aula), ou seja, até 30 de Março de 2023.

➜ Os participantes terão acesso aos links para baixar os áudios de todas as aulas (para obtê-los definitivamente será necessário baixá-los em até 6 meses) e ao material complementar (textos, vídeos e bibliografia).

➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ Por ser um curso totalmente gravado, não será possível fazer perguntas, pois o chat não estará disponível.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 43 horas.


Valor: R$ 299,00. Opções de pagamento:

1. No cartão de crédito em até 6x de R$ 49,83 (sem juros)
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

2. No boleto e Pix copia e cola (QR Code)
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

3. Via CHAVE PIX 
CNPJ 27.307.884/0001-88 (Filosofia online)
Envie o comprovante para o email filosofia@amauriferreira.com

Se você não reside no Brasil e deseja se inscrever, entre em contato pelo email acima.

👉 Inscrição SOMENTE até às 23h59 de quarta, 28/09. Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos para os vídeos de todas as aulas serão enviados por e-mail na sexta-feira, 30/09, juntamente com os áudios e o material complementar. O acesso pode ser via telefone celular, desktop (notebook/PC) e tablet. Não é necessário instalar aplicativo.




A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O anti-Édipo", é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação tradicional do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze & Guattari não dissociam o desejo do processo de uma linha de fuga criadora que é traçada pelas máquinas desejantes. Em razão das exigências de cada formação social, o desejo é necessariamente separado do seu processo e subordinado a um sistema de repressão-recalcamento que o desintensifica. Portanto, o problema clínico e político da teoria de Deleuze & Guattari é devolver ao desejo o processo que o intensifica por meio de novos acoplamentos ou agenciamentos maquínicos, criando, desse modo, novos territórios existenciais ou modos de existência.


Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita)

Aula 2: A máquina territorial primitiva (corpo pleno da terra) e a máquina despótica bárbara (corpo pleno do déspota).

Aula 3: A máquina capitalista civilizada (corpo pleno do capital-dinheiro).

Aula 4: Capitalismo e esquizofrenia: a desterritorialização e a descodificação dos fluxos de desejo; Estado e paranoia: a reterritorialização e a axiomatização dos fluxos.

Aula 5: Distinções entre as terras familiares edipianas da neurose, as terras artificiais da perversão e as terras asilares da psicose.

Aula 6: A edipianização no capitalismo: a privatização familiar e o triângulo pai-mãe-eu.

Aula 7: Continuação da edipianização no capitalismo: a imagem deslocada da produção desejante como pulsões familiares incestuosas.

Aula 8: A edipianização na psicanálise: o falo transcendente; a identificação neurótica e a interiorização dita normativa; a aplicação das imagens sociais às pessoas familiares.

Aula 9: Continuação da edipianização na psicanálise: a culpabilização do inconsciente; Édipo como causa das perturbações neuróticas.

Aula 10: O inconsciente produtor sem Édipo: as máquinas desejantes e as sínteses do inconsciente.

Aula 11: Continuação do inconsciente produtor sem Édipo: o corpo sem órgãos, o recalcamento originário do desejo e o recalcamento propriamente dito.

Aula 12: A tarefa negativa ou destrutiva da esquizoanálise: desedipianizar o inconsciente.

Aula 13: A primeira tarefa positiva da esquizoanálise: quais são as suas máquinas desejantes?

Aula 14: A 1ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: todo investimento é molar e social.

Aula 15: A 2ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a distinção entre o investimento pré-consciente de classe ou de interesse e o investimento libidinal inconsciente de desejo ou de grupo.

Aula 16: A 3ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: todo investimento libidinal do campo social é primeiro em relação aos investimentos familiares.

Aula 17: A 4ª tese da segunda tarefa positiva da esquizoanálise: a distinção dos dois polos de investimento libidinal social.


Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email 




AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com


________________________


Acompanhe a programação
dos cursos online
pelas redes sociais