Online: Mente, corpo e afetos em Spinoza | inscrições até sexta, 28/08




O vídeo da 
PRIMEIRA AULA GRATUITA
estará disponível até quinta, 27/08




A partir de 21/08, durante 5 aulas às sextas, com a primeira aula GRATUITA, serão expostos os conceitos mais importantes sobre MENTE, CORPO E AFETOS EM SPINOZA: a união entre a mente e o corpo; a imaginação e a memória; os três gêneros de conhecimento; a produção dos afetos-paixões e dos afetos-ações; a servidão e a liberdade humana.



SE VOCÊ DESEJA SE INSCREVER PARA O CURSO COMPLETO (ATÉ 28/08)

Valor: R$ 99,00. Opções de pagamento:

1. Via PagSeguro (cartão de crédito, débito online ou boleto), com opção de parcelamento em até 12x no cartão de crédito.
CLIQUE AQUI para efetuar o pagamento.

2. Via depósito bancário (Itaú ou Banco do Brasil). Solicite os dados bancários pelo e-mail filosofia@amauriferreira.com

👉 Inscrição SOMENTE até 28/08
Após a confirmação do pagamento, os links exclusivos das aulas seguintes serão enviados por e-mail na data da transmissão de cada aula.



SOBRE O CURSO ONLINE

Duração: 5 aulas, às sextas, de 21/08 a 18/09
Horário: das 20h às 22h30 (exceto a primeira aula, que será das 20h às 22h)


➜ O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

➜ A aulas serão transmitidas ao vivo, com opção de perguntas pelo chat.

➜ Quem não pode assistir ao vivo, não há problema, pois todos os alunos terão acesso ilimitado aos vídeos durante 30 dias, após a transmissão de cada aula (exceto a primeira aula, que estará disponível por 6 dias).

➜ Os alunos receberão por e-mail os áudios de todas as aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).

➜ Cada aula é dividida em quatro partes (exceto a primeira aula, que será dividida em duas partes): na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos por meio do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos; na quarta parte, perguntas dos alunos por meio do chat.

➜ Haverá certificado de participação com carga horária de 12 horas.




Para Benedictus de Spinoza (ou Baruch de Espinosa) a mente humana conhece as modificações do seu corpo e experimenta afetos de desejo, alegria e tristeza. Os afetos, enquanto são paixões, são produzidos nos encontros entre o nosso corpo e os outros corpos da Natureza. A servidão humana é formada por um domínio de afetos-paixões nocivos, o que impede a mente de conhecer adequadamente a ordem comum e necessária da Natureza. Já a liberdade humana ocorre pela transmutação dos afetos-paixões em afetos-ações, ou seja, pela efetuação da potência da mente de formar as ideias adequadas.



Aula 1: Apresentação geral do curso (aula gratuita).

Aula 2: Deus, ou seja, a Natureza; a união entre a mente e o corpo; afecção, memória e imaginação.

Aula 3: A origem e a natureza dos afetos-paixões de desejo, alegria, tristeza, amor, ódio, esperança, medo, soberba, arrependimento, ira, vingança, entre outros.

Aula 4: A distinção entre afetos-paixões nocivos e úteis; os afetos-ações de alegria e desejo gerados pela razão; virtude e impotência.

Aula 5: A potência do intelecto e o encadeamento das afecções do corpo; o afeto-ação de amor gerado pela razão; os afetos-ações de alegria, desejo e amor gerados pela intuição.



Dúvidas? 
Entre em contato conosco pelo email 



AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" e "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com