Capitalismo e esquizofrenia em Deleuze & Guattari, início em 05/08/19




Duração: 4 aulas, às segundas, de 05/08 a 26/08
Horário: das 20h às 22h
Endereço: Lab Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 733, Bela Vista, São Paulo (próx. ao metrô Brigadeiro e São Joaquim)


VALOR DO CURSO COMPLETO:

R$ 180,00 no pagamento antecipado, com parcelamento em até 12x no cartão. Nesta opção a inscrição é feita até às 18h do dia 05/08. 
CLIQUE AQUI para se inscrever.

R$ 210,00 no pagamento no local, na primeira aula (somente à vista no cartão de crédito/débito ou dinheiro). 
Nesta opção a inscrição é feita no local, na primeira aula.


Contra a concepção tradicional de uma “evolução” das sociedades primitivas para as sociedades com Estado, Gilles Deleuze e Félix Guattari afirmam que a história universal é a da contingência dos encontros de fluxos descodificados e desterritorializados de desejo - fluxos que são indissociáveis de um processo esquizofrênico de produção do inconsciente. O capitalismo separa o desejo desse processo ao inseri-lo às exigências da reprodução social e econômica, mas sem impedir que novos fluxos escapem às conjugações da axiomática. Portanto, a esquizofrenia é o termo da mais profunda tendência do capitalismo (sua diferença, seu desvio e sua morte). De modo distinto dos agenciamentos que reproduzem a subjetividade que é indispensável ao capitalismo (ligando o desejo à falta), as conexões moleculares e rizomáticas do inconsciente desfazem a falta no desejo, havendo a criação de novos modos de existência.


* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.

* Haverá certificado de participação.

* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.

* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (com acesso ilimitado e por tempo indeterminado) e material complementar (textos, sugestões de vídeos, etc.).


Aula 1: A máquina territorial primitiva e a codificação do desejo; a máquina despótica bárbara e a sobrecodificação do desejo.

Aula 2: A máquina capitalista civilizada e a axiomatização do desejo.

Aula 3: O limite relativo e o limite exterior do capitalismo (a esquizofrenia); o Estado-nação moderno como modelo de realização da axiomática.

Aula 4: A exterioridade da máquina de guerra com relação ao Estado (atestada pela etnologia, epistemologia e noologia); a contrafuga paranoica e a fuga esquizofrênica.


AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor do livro "Singularidades Criadoras". É também autor de livros sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com