ONLINE AO VIVO: Deleuze & Guattari - O anti-Édipo, início em 05/03/15, às 20h30




A PRIMEIRA AULA É GRATUITA
Envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe que deseja assistir à primeira aula gratuitamente. Não é necessário ter webcam e microfone. Transmissão a partir das 20h30. 

Após à primeira aula, quem desejar inscrever-se para o curso completo receberá por e-mail os dados bancários para depósito do valor do curso.

Início: quinta-feira, 05 de Março de 2015
Duração: 13 aulas, de 05/03 a 28/05
Horário: às quintas-feiras, das 20h30 às 22h
Valor: R$ 85,00 mensais (os pagamentos serão realizados nos meses de Março, Abril e Maio). Obs: caso haja desistência durante o curso, não será necessário efetuar o pagamento do valor referente às aulas que restarem para o término do curso.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* A aulas serão transmitidas ao vivo e os vídeos NÃO estarão disponíveis após às aulas.
* Os alunos inscritos para o curso completo receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos através do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos.

A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, O Anti-Édipo, é marcada por uma nova concepção do desejo e do inconsciente. Como alternativa à concepção do desejo castrado (a ideologia da falta), do corpo reduzido ao organismo (o corpo utilitário) e da tradicional representação psicanalítica do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze e Guattari não dissociam o desejo do processo de produção do inconsciente, um puro processo esquizofrênico de descodificação e de desterritorialização, que funciona independentemente de qualquer interpretação. É indissociável desse processo a produção do corpo sem órgãos, isto é, um corpo intensivo que se exprime através das conexões dos órgãos do corpo. Ao reprimir o desejo e o corpo sem órgãos, o capitalismo se apropria desse processo para se constituir (o processo esquizofrênico como condição e limite absoluto do capitalismo), reduzindo o desejo, o corpo e o inconsciente ao império da representação.

PROGRAMA

Aula 1: Apresentação geral do curso. Fluxos de desejo e história universal. A codificação primitiva.
Aula 2: A sobrecodificação despótica.
Aula 3: A descodificação-axiomatização capitalista.
Aula 4: A edipianização capitalista.
Aula 5: A edipianização psicanalítica (os cinco paralogismos da psicanálise).
Aula 6: Neurose, perversão, psicose e a retomada do processo de produção do inconsciente.  
Aulas 7, 8 e 9: O funcionamento molecular do inconsciente: os objetos parciais, as sínteses passivas, o corpo sem órgãos e o esquizo como sujeito residual e nômade; 
Aulas 10 e 11: As tarefas da esquizoanálise: retomar e efetuar o processo de produção do inconsciente; distinguir os dois polos de investimento social do desejo (paranóico e esquizóide); 
Aulas 12 e 13: Esquizoanálise e revolução molecular.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.