Bergson e a evolução da vida como criação, início em 14/10/14, às 14h



Segundo Henri Bergson, a evolução da vida é caracterizada por um impulso que, ao apossar-se da matéria, introduz nela a maior soma possível de indeterminação e liberdade. Quanto maior a complexidade do sistema nervoso de um ser vivo, maior é a sua independência para agir sobre o ambiente. Porém, a ação sobre a matéria seria impossível se não houvesse memória e duração, isto é, conservação das lembranças e prolongamento contínuo do passado no presente. Ao atualizar níveis distintos do seu passado, o homem pode domar o seu automatismo (despertando virtualidades de intuição) e criar o seu próprio futuro ao servir-se da inteligência através do esforço de invenção. Portanto, uma humanidade superior à humanidade atual é aquela em que a inteligência e a intuição são plenamente desenvolvidas.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.

PROGRAMA

Aula 1: A percepção como seleção de imagens. O mútuo apoio entre o hábito e a memória.
Aula 2: Os graus de tensão da memória. O reconhecimento habitual e o reconhecimento atento das imagens.
Aula 3: As duas multiplicidades (quantitativa e qualitativa). A duração e a continuidade dos estados psicológicos. As três ilusões da consciência reflexa.
Aula 4: A superação dos dualismos quantidade-qualidade e inextenso-extenso.
Aula 5: O impulso vital como exigência de criação. As duas grandes linhas divergentes da evolução da vida: vegetal e animal. Distinção entre instinto e inteligência.
Aula 6: Intuição e evolução da vida como criação. Os dois gêneros de emoção: a representativa e a criadora.
Aula 7: O esforço de invenção e o prolongamento da ação criadora.
Aula 8: A pressão social e o impulso de amor: moral fechada e aberta; religião estática e dinâmica. O valor filosófico da experiência mística.

Início: terça-feira, 14 de Outubro
Duração: 8 aulas, de 14/10 a 02/12
Horário: às terças, das 14h às 16h
Valor: 2 parcelas de R$ 160,00
Endereço: Rua Barata Ribeiro 380, conj. 115 (próx. ao Metrô Consolação), Bela Vista, São Paulo - VEJA O MAPA

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. O pagamento da segunda parcela é feito na quinta aula (11/11). Opções de pagamento: cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Livros e artigos para download, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.